quinta-feira, 13 de junho de 2013











ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO SEBASTIÃO













PLANO DE ENSINO














TURMA:SAEDE MISTO
PROFESSORA:ÉDINA DE FATIMA BRISOLA FALIGUSKI
DIRETOR: JAIR ECKER
ASSISTENTE TÉCNICA PEDAGÓGICA: CLARICE TEREZINHA IMHOFF









SÃO MIGUEL DO OESTE, FEVEREIRO DE 2013.










INTRODUÇÃO



O Serviço de Atendimento Educacional Especializado – SAEDE MISTO atende alunos que frequentam o ensino regular na rede estadual e municipal de ensino. O atendimento é itinerante,onde o professor vai até a escola do aluno no período oposto ao ensino regular, com base no artigo 11 da resolução Nº 112/2006.

O Saede misto visa atender alunos com deficiência intelectual e múltiplas, trasntorno Invasivo do desenvolvimento, deficiência auditiva, visual e altas habilidades, segundo resolução 112 CEE/06.
Tem por objetivo qualificar as funções psicológica superiores do educando, para o denvolvimento de sua estrutura cognitiva, mediante investigação de estratégias pedagógicas que possibilitem avanços no seu processo de aprendizagem.Estruturar e qualificar o pensamento, o conhecimento – relação signos e significados.Oportunizar aos educandos com baixa visão estimulação sensório-visual, para que os mesmos possam desenvolver com maior destreza o manuseio de objetos e discriminação de detalhes.
O atendimento é realizado em grupo e indivídual conforme a necessidade do aluno.

O Saede se caracteriza como espaço de investigação e produção de alternativas pedagógicas voltadas à qualificação do processo ensino aprendizagem, sendo este um atendimento com objetivos, metas e procedimentos educacionais diferenciados do ensino regular, onde se trabalha a elaboração dos conceitos e a estrutura do pensamento segundo a proposta de Vygotsky.





























DIAGNÓSTICO DA TURMA



O Saede misto tem vínculo com a Escola de Educação Básica São Sebastião onde o atendimento é itinerante na Escola de Educação Básica São João Batista e 20 horas na Escola de Educação Básica Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva.
È formada por 11 alunos, sendo 04 meninas e 07 meninos com idades entre 06 e 18 anos.
Os diagnósticos dos alunos são de deficiência intelectual, baixa visão e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Todos se comunicam oralmente, com relação ás atividades de vida diária e prática, alguns necessitam de supervisão, outros de mediação e ainda outros são independentes.
Devido ás diferenças de habilidades e dificuldades entre os alunos é necessário utilizar-se de diversas metodologias para a apropriação dos conceitos a serem trabalhados.
Em relação ás atividades de leitura e escrita estão nas mais diversas fases, leitura com dificuldades, reconhecimento de letras, sílabas e letras do nome, uso de rabiscos e somente cópias. Os alunos com baixa visão estão na fase de alfabetização e um destes alunos apresenta dificuldades de coordenação motora fina.































OBJETIVO




Investigar e desenvolver estratégias pedagógicas que possibilitem a organização da estrutura do pensamento do educando com deficiência intelectual e múltipla, auditiva e visual, qualificando as funções psicológicas superiores para o desenvolvimento de sua estrutura cognitiva, possibilitando avanços significativos no processo de aprendizagem, podendo elaborar e reelaborar todo conhecimento.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS



  • Pesquisar, desenvolver e efetuar estratégias pedagógicas que possibilitem a elaboração conceitual;
  • Orientar, assessorar e acompanhar os professores do ensino regular;
  • Orientar a família em todos os aspectos para que os mesmos consigam entender como acontece a inclusão compreendendo as possibilidades que a mesma oferece a seu filho;
  • Perceber semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando suas formas, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações;
  • Reconhecer grandezas como comprimento, altura e quantidade;
  • Desenvolver habilidades de orientação espacial;
  • Realizar o pareamento de figuras idênticas, organizar a seriação de figuras e estabelecer as comparações pertinentes;
  • Reconhecer, diferenciar e classificar objetos de um dado universo em grupos ou categorias com um propósito específico (categorização);
  • Explorar a análise para atingir a síntese;
  • Distinguir entre figuras e objetos a que fazem parte do mesmo grupo (classificação);
  • Realizar atividades que contemplam o desenvolvimento do aluno, visando a integração no contexto social;
  • Oportunizar aos educandos com baixa visão, objetos diversos para manuseio a fim de desenvolver maior destreza e discriminação de detalhes;
  • Favorecer melhor desempenho visual através da colagem e pinturas de cores contrastantes;
  • Exercitar a discriminação de detalhes através da leitura, histórias, montagens e ordenação de cenas;
  • Relacionar o uso e funções dos objetos atrvés do reconhecimento visual ou tatil;
  • Diferenciar texturas: liso, áspero....;
  • Relatar assuntos do dia a dia organizando o pensamento, formando textos informativos dos assuntos do cotidiano;
  • Desenvolver hábitos de higiene pessoal, cuidados com o corpo e a mente;
  • Ampliar o vocabulário por meio da leitura;
  • Resolver cálculos matemáticos com ludicidade;




















































JUSTIFICATIVA



Considerando que o atendimento do Saede enfatiza as necessidades de cada educando, objetiva-se que os alunos contextualizem e formem conceitos essenciais que ao serem trabalhados proporcionem o desenvolvimento das funções psicológicas superiores (FPS). As FPS são operações psicológicas qualitativamente novas e mais elevadas, como por exemplo: linguagem, pensamento verbal, memória seletiva, atenção focalizada, imaginação criativa e percepção categorial, que fazem parte da linha do desenvolvimento cultural, ou seja, refere-se aos processos sociais, pois os alunos com escolarização, atividade mental e desenvolvimento cognitivo internalizam os conceitos propostos no currículo escolar.
Vygotsky (1997) pontua que “a organização e a estruturação das formas superiores de atividade psíquica estão implicadas com meio social do aluno...” então para que os professores possibilitem a formação ou ampliação da FPS nos alunos, destaca-se a elaboração conceitual. Segundo Fontana (1993) a elaboração conceitual é um modo culturalmente desenvolvido dos indivíduos refletirem cognitivamente suas experiências. Tal elaboração resulta de um processo de análise (abstração) e síntese (generalização) dos dados sensoriais, que é medido pela palavra e nela materializado.
Como processo psicológico históricamente determinado e culturalmente organizado, a elaboração conceitual não se desenvolve naturalmente. Ela é aprendida e objtivada nas condições reais da interação nas diferentes instituições humanas. O atendimento educacional especializado realizado nos moldes de treinamento e da adaptação, reforça a condição de deficiência destes educandos, utilizando-se somente de funções cognitivas elementares, como: memória, imitação... através do concreto. Tem-se certeza que é necessário extrapolar, saindo do concreto para o abstrato e para as funções cognitivas superiores.
Considerando que as FPS e a elaboração conceitual são mecanismos para os alunos com deficiência intelectual e múltipla de apropriarem dos conhecimentos, os professores mediadores deverão dar condições de os educandos passarem de uma ação automática e mecânica diante de uma situação de aprendizagem, para outro movimento que é o de relacionar e se apropriar dos conhecimentos, atuando intelectualmente e elaborando-os conceitualmente, oferecendo assim subsídios para a aprendizagem.

















CONCEITOS ESSENCIAIS A SEREM TRABALHADOS




Afetividade como forma de interação, interação social, ludicidade, autonomia, diferentes formas de linguagem, concentração, atenção, memória, organização, análise e síntese, classificação, comparação, orientação espacial e temporal, resolução de problemas e textualidade e leituras diversas, situações problemas, além de buscar o desenvolvimento dos processos mentais superiores.





































METODOLOGIA




Na turma do Saede misto utilizar-se-á de diversos meios para que ocorra a aprendizagem de conhecimentos sistematizados, como materiais linguisticos, matemáticos, letras de diferentes tamanhos, formas e espessuras, jogos de encaixe, de memória, cruzadinhas, caça-palavras, brincadeiras, atividades de seriação e classificação, leitura de diversos textos e livros, objetos de diferentes texturas para manusear (alunos baixa visão), recursos tecnológicos e audiovisuais.
Trabalha-se também com conceitos cotidianos ( não se utiliza meios especiais de conhecimento, mas sim dos próprios meios de vida) para a elaboração do pensamento.
Define-se o objetivo, as metas e os procedimentos educacionais, partindo de observações, pesquisas e desenvolvendo estratégias pedagógicas que possibilitem a elaboração conceitual do pensamento no educando, sendo que esses procedimentos estarão descritos no caderno de planejamento. Precisa-se de diversos métodos e estes muito específicos para atender as necessidades particulares de cada educando. Por meio de planejamento semanal, quinzenal ou mensal buscar-se-á desenvolver questionamentos a partir de diálogos, conversações, recursos audiovisuais, figuras, painéis, pesquisas, trabalhos em grupo ( quando necessário), situações reais e vivenciadas, entre outras que forem necessárias para desenvolver as atividades propostas.
O atendimento no Saede se dá por grupos de até cinco alunos, duas vezes por semana, sendo priorizado 90 minutos de atendimento pedagógico sem interrupção. Alguns alunos permanecem no espaço escolar pois dependem de transporte escolar.




RECURSOS


Humanos: professor, aluno, pais;
Materiais: livros, revistas, jogos diversos e adaptados, lápis, massa de modelar, cadernos, tinta, tesoura,cartolina, instrumentos musicais, EVA entre outros;
Audiovisuais: DVD, CD, computadores;














AVALIAÇÃO



A avaliação na perspectiva sócio-histórica é constituída no processo ensino aprendizagem enfocando as possibilidades dos educandos nas diferentes formas de aprendizagem, sendo o professor o mediador.
A avaliação no processo ensino-aprendizagem acontece de forma contínua, descritiva, orientadora, funcional, sistemática e integral, tendo um caráter intencional onde possa qualificar a aprendizagem identificando problemas e procurando alternativas pedagógicas de intervenção para que aconteça a elaboração conceitual do pensamento, respeitando as possibilidades de cada educando.








































REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



OEFELMANN,H. RENK, Célia Diva. Elaboração Conceitua: Um caminho para a Educação de alunos com histórico de deficiência mental. Ano 2000.

FONTANA, Roseli A. Cação. Mediação Pedagógica na sala de aula. Campinas/SP. Autores associados, 2000.

VYGOTSKI, L. S. Obras Exogidas V. Fundamentos de Defectologia. Madrid: Visor.

SANTA CATARINA. Política de Educação Especial de Santa Catarina. 2005.
Proposta Curricular de Santa Catarina. 2005.
Diretrizes 3: Organização da prática escolar na educação básica: conceitos científicos essenciais e habilidades. Florianópolis. 2001.

Apostilas recebidas em curso de capacitação oferecidos pela Gerência Regional de Educação de São Miguel do Oeste, SC.

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